Deixar de utilizar sacolas descartáveis nos supermercados pode ser a primeira de várias atitudes sustentáveis no dia a dia. Pensando nisso e em conscientizar quem de fato construirá uma nova cultura mais sustentável, a Secretaria Municipal de Educação lançou um concurso cultural nas escolas para premiar os desenhos mais criativos sobre o tema.
Alunos de 30 escolas criaram desenhos que mostravam como a sociedade pode “tirar o planeta do sufoco”, referência à campanha estadual de substituição das sacolas descartáveis. O projeto foi uma parceria das Secretarias do Meio Ambiente e da Educação, em parceria com a Associação de Supermercados de Franca e Região (Asfre) e empresas privadas.
Premiação
No último dia 10 de abril, os três primeiros colocados no concurso foram premiados e ganharam uma sacola ecológica personalizada com seus desenhos. Eliezer Soares Silva, de 6 anos, é aluno da escola “Prof. Olívia Corrêa Costa”. Ele foi o terceiro colocado do concurso, e desenhou uma pessoa abraçando o planeta com os dizeres “Só você pode abraçar essa ideia. Salve o planeta do sufoco.”
Mariana Marques Reis, 8 anos, conquistou o segundo lugar. Aluna da EMEB “Prof. Vanda Thereza de S. Badaró”, Mariana desenhou o planeta em três diferentes situações: limpo e bem cuidado, no passado; incomodado com o lixo sendo despejado nele, no presente; e doente e na UTI, no futuro. “O mundo amanhã vai ficar doente se não o preservarmos hoje”, explicou ela.
O primeiro lugar ficou com Emylee Arruda de Morais, de 10 anos, que estuda na EMEB “Prof. Paulo Freire”. Ela desenhou o planeta em duas fases: no presente, com desmatamento e poluição, e um planeta saudável no futuro. “Pensei no mundo poluído hoje em dia, com desmatamento, queimadas, um mundo triste. E o outro mundo fiz de olhos abertos, com árvores novas, o planeta limpo e uma pessoa agradecendo a Deus pela preservação que o salvou”, contou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário